A Receita Federal liberou nesta semana a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024. O lote inclui também valores residuais de anos anteriores e contempla 7.219.048 contribuintes, o maior número da história. O total a ser pago é de R$ 10 bilhões, sendo a maior parte destinada a quem tem prioridade legal ou optou por declaração pré-preenchida e Pix.
Entre os beneficiados estão mais de 6,3 milhões de contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou indicaram chave Pix do tipo CPF. Também estão incluídos idosos, pessoas com deficiência, professores e cidadãos sem prioridade legal. A Receita passou a priorizar quem optou pelas duas facilidades juntas.

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, acessando a área “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. Também é possível verificar pelo aplicativo da Receita. O pagamento será realizado em 31 de julho na conta ou chave Pix informada na declaração.
Se o valor não for creditado por erro na conta, o contribuinte poderá solicitar o resgate em até um ano pelo Banco do Brasil. Após esse prazo, será necessário requerer o valor no portal e-CAC, acessando o menu “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Dê sua opinião: