Mais de 11 mil aposentados e pensionistas do Piauí aceitaram o acordo proposto pelo governo federal para devolução de valores descontados sem autorização nos benefícios do INSS. A medida busca resolver administrativamente uma fraude envolvendo cobranças feitas por entidades entre março de 2020 e março de 2025.
De acordo com o INSS, o número representa 29,6% dos 37.537 beneficiários aptos no estado. Em todo o Brasil, a taxa de adesão chega a 30,4%, com mais de 582 mil pessoas já formalizando o pedido. Os pagamentos terão início nesta quinta-feira (24), respeitando a ordem de adesão.

Podem participar do acordo os aposentados e pensionistas que contestaram os descontos e não receberam resposta em até 15 dias úteis. A adesão é gratuita, feita sem ação judicial e sem necessidade de envio de documentos, por meio do aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios.
A contestação dos descontos pode ser feita até o dia 14 de novembro de 2025, com possibilidade de prorrogação. O INSS orienta que o pedido seja feito pelo aplicativo Meu INSS, pelo telefone 135 ou diretamente nas agências dos Correios.
Dê sua opinião: