Três secretários municipais da Prefeitura de Teresina formalizaram, nesta quinta-feira (31), o pedido de exoneração dos cargos no primeiro escalão do Executivo para reassumir os mandatos de vereador na Câmara Municipal. A decisão, confirmada pela Secretaria Municipal de Governo, tem como pano de fundo a disputa por espaço no orçamento de 2026, em especial no processo de indicação das chamadas emendas parlamentares individuais.
Os vereadores Aluísio Sampaio e Ismael Silva, ambos do Progressistas, e Zé Neto (MDB) estavam licenciados do Legislativo e ocupavam pastas na administração do prefeito Silvio Mendes (União brasil). Com o retorno dos titulares aos seus mandatos, deixam temporariamente os cargos os suplentes Samantha Cavalca (Progressistas), Pedro Alcântara (Progressistas) e Terezinha Medeiros (MDB).
A movimentação ocorre no contexto da abertura, a partir desta sexta-feira (1º), do Sistema Eletrônico de Cadastro de Indicações de Emendas Parlamentares Individuais (SECIEPI), criado pelo Executivo municipal. O sistema, previsto em decreto publicado no Diário Oficial do Município, funcionará até o dia 15 de agosto, com possibilidade de prorrogação por mais 15 dias, mediante solicitação da Mesa Diretora da Câmara.
Mesmo sem o envio da proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 ao Legislativo, os parlamentares poderão cadastrar suas emendas com base nas diretrizes da programação orçamentária. A antecipação da articulação evidencia o peso político das emendas no jogo institucional entre Executivo e Legislativo, e sinaliza o início de uma nova etapa na recomposição de forças entre aliados do prefeito em meio ao calendário eleitoral.
Dê sua opinião: