Sexta, 01 de agosto de 2025, 16:35
DIALOGOS

Governador Rafael defende equilíbrio fiscal e nega “gastança” do governo Lula

Em entrevista ao O Globo, governador do Piauí defende arcabouço fiscal, rebate críticas à política econômica.

Em entrevista ao jornal O Globo, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), rebateu críticas sobre suposta irresponsabilidade fiscal por parte do governo federal e afirmou que o país vive um momento de “crescimento com responsabilidade”. Segundo ele, o discurso de “gastança” não se sustenta diante dos números e do cumprimento das metas estabelecidas no novo arcabouço fiscal.

“Eu sou do PT e governo um estado com equilíbrio fiscal. O Piauí, inclusive, não tem dívida com a União. Os estados do Nordeste, em sua maioria, também não estão superendividados. É preciso acabar com esse preconceito fiscal contra o partido”, declarou.

Fonteles destacou que o controle das contas públicas não é uma pauta de direita ou esquerda, mas uma exigência de boa governança. “Equilíbrio fiscal é condição para realizar políticas públicas. É com responsabilidade que conseguimos investir e garantir serviços”, disse.


O governador também defendeu o novo arcabouço fiscal aprovado pelo Congresso, afirmando que a meta de zerar o déficit público até 2026 é factível. Segundo ele, as receitas estão crescendo, e medidas como a judicialização da cobrança do IOF devem ampliar a arrecadação.

“Hoje temos inflação controlada, crescimento acima da média dos últimos anos, geração de empregos e o menor índice de desemprego em mais de uma década. Isso é reflexo de um modelo fiscal responsável, ainda que contestado por setores da oposição”, pontuou.

Ao comentar as críticas do mercado à meta de déficit zero, Fonteles avaliou que há uma antecipação do debate e que o momento exige confiança nas projeções. “O que precisa crescer é a economia. Se o PIB cresce, a arrecadação cresce. E aí é possível manter os gastos sem romper a meta. Isso está no radar do governo”, afirmou.

Leia Também

Dê sua opinião: