Quinta, 31 de julho de 2025, 04:16
EXTRADIÇÃO

PF confirma extradição de Carla Zambelli para o Brasil

Deputada foi localizada em Roma com apoio da Interpol e autoridades da Itália.

A deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma e será submetida a processo de extradição para o Brasil. A ação foi confirmada pela Polícia Federal, que atuou em conjunto com a Interpol e agências italianas. O pedido de extradição havia sido feito pelo Ministério da Justiça.

Zambelli é considerada foragida desde que deixou o Brasil em junho, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão. A decisão envolve a participação da parlamentar na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça, ao lado do hacker Walter Delgatti. A perda de mandato também foi determinada pelo STF, mas ainda depende de análise da Câmara dos Deputados.

 
Carla Zambelli. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
 
 
 

A deputada viajou primeiro aos Estados Unidos e depois seguiu para a Itália, onde tem cidadania. No último fim de semana, ela divulgou um vídeo dizendo viver como “exilada política” e afirmou estar sendo perseguida. Segundo a Polícia Federal, a extradição seguirá os trâmites da legislação italiana e de acordos com o Brasil.

A prisão foi realizada um dia após o deputado italiano Angelo Bonelli informar o endereço onde Zambelli estava hospedada. Bonelli já havia cobrado providências das autoridades locais e solicitado a extradição da parlamentar.

Leia Também

Dê sua opinião: