Quinta, 31 de julho de 2025, 01:46
FIM DAS AUTOESCOLAS

CNH pode ficar até 80% mais barata com fim da exigência de autoescola

Medida pode reduzir custo para obtenção da carteira de motorista.

O governo federal pretende simplificar o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e reduzir custos para a população. A proposta inclui o fim da obrigatoriedade de frequentar autoescola, o que, segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, pode diminuir em mais de 80% o valor atual, que varia entre R$ 3 mil e R$ 4 mil.

A proposta foi apresentada durante entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. De acordo com Renan Filho, o estudo técnico para a mudança já foi concluído e será encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As provas teórica e prática continuarão sendo exigidas, mas os candidatos poderão se preparar de forma alternativa, como com apoio de familiares, oficinas populares ou por cursos online.  

Projeto prevê expedição de CNH sem autoescola. Reprodução
 
 
 

A ideia, segundo o ministro, é facilitar o acesso dos jovens à CNH e combater a informalidade no trânsito. O governo também espera que a medida ajude a reduzir a idade média em que os brasileiros conseguem a habilitação e amplie as oportunidades de emprego, especialmente para quem depende de veículo para trabalhar.

Renan Filho afirmou que a proposta não precisa passar pelo Congresso Nacional, bastando regulamentação por parte do presidente. O objetivo é alinhar o processo brasileiro a experiências internacionais, onde a emissão da carteira de motorista é mais simples e acessível à população.

Leia Também

Dê sua opinião: