Uma nova rota aérea entre Parnaíba e Fortaleza poderá entrar em operação no Piauí até o final de 2025. A medida faz parte de uma parceria entre o Governo do Estado e a companhia Latam Linhas Aéreas, formalizada por meio de portaria publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (22).
O documento autoriza a Latam a adquirir Querosene de Aviação (QAV) com redução da base de cálculo do ICMS em operações realizadas no estado. A medida tem como objetivo fortalecer a malha aeroviária do Piauí e tornar o transporte aéreo mais competitivo.

Segundo o Governo do Estado, a nova rota é fruto de articulação institucional iniciada em março, durante reunião entre o governador Rafael Fonteles e representantes da companhia aérea. Em abril, o Estado alinhou o suporte necessário para viabilizar o voo direto entre os dois destinos.
A portaria que garante os incentivos fiscais à Latam já está em vigor e terá validade até 30 de junho de 2027. O governo afirma que a medida deve impulsionar o turismo e melhorar a conectividade regional e nacional.
Dê sua opinião: