Quinta, 31 de julho de 2025, 04:18
TRANSPOSIÇÂO

Governo federal autoriza estudo para levar águas do São Francisco ao Sertão do Piauí

Canal de Integração do Sertão Piauiense pode beneficiar até 89 municípios com acesso à água.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional autorizou a realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEA) do Canal de Integração do Sertão Piauiense. O projeto prevê o uso das águas do rio São Francisco para abastecer as bacias dos rios Piauí e Canindé, com impacto direto em 42 municípios e alcance indireto em outros 89 da região semiárida.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (22) pelo deputado estadual Franzé Silva (PT), após confirmação do diretor do Departamento de Projetos Especiais do ministério, Bruno Cravo Alves. A obra está inserida no Eixo Oeste da transposição e deve levar água do reservatório de Sobradinho, na Bahia, até o interior do Piauí.

  

Transposição do Rio São Francisco. AGÊNCIA BRASIL

   

Franzé também comunicou que uma audiência pública será realizada na Assembleia Legislativa, na primeira quinzena de agosto, para apresentação do plano de trabalho. O parlamentar destacou a atuação conjunta com a bancada federal e a expectativa de que o estudo represente um avanço no enfrentamento da escassez de água na região.

De acordo com Bruno Cravo, a execução será feita com base em contrato já existente, e as próximas etapas incluem coleta de dados e atividades técnicas. O custo estimado do estudo é de R$ 45 milhões, com previsão de R$ 10 milhões no Orçamento Geral da União de 2025, a pedido do deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI).

Leia Também

Dê sua opinião: