O secretário de Justiça do Piauí e deputado estadual licenciado, coronel Carlos Augusto (MDB), afirmou nesta sexta-feira (18) que o partido ainda não iniciou as discussões formais sobre a vaga de vice na chapa do governador Rafael Fonteles (PT) para as eleições de 2026. Segundo ele, o único consenso dentro da legenda é o apoio à reeleição do governador, independentemente de quem seja o escolhido para compor a chapa majoritária.
“O MDB ainda não se reuniu após a sinalização do governador sobre a vice ficar com o PT. Mas percebo um consenso dentro do partido de que vamos apoiar Rafael em qualquer cenário”, declarou Carlos Augusto.
Atualmente, o vice-governador Themístocles Filho (MDB) ocupa a vaga como indicação da sigla. No entanto, a previsão para a próxima disputa é que o PT forme uma chapa pura, indicando também o nome do vice. O nome mais ventilado nos bastidores é o do médico Vinícius Dias, filho do ministro Wellington Dias.
Apesar das especulações, o governador Rafael Fonteles tem buscado adiar as articulações em torno das eleições de 2026. Ainda assim, o MDB deve se reunir nos próximos meses para discutir sua posição dentro da base aliada e o papel que desempenhará na campanha de reeleição.
“Nós fazemos parte do governo, fizemos parte da vitória dele e vamos seguir juntos. A candidatura de Rafael já está definida. Sobre a vice, isso será discutido no tempo certo, e o MDB saberá se posicionar”, reforçou o secretário.
Dê sua opinião: