A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (29), a Operação Escudo Eleitoral III para apurar a atuação de um grupo suspeito de cometer crimes ligados às eleições municipais de 2024. A ação tem como foco práticas ilegais relacionadas ao processo eleitoral, incluindo o uso de recursos ilícitos em campanhas.
Com apoio do canil da Polícia Civil do Piauí, os agentes cumpriram 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Piracuruca, no Norte do Piauí, e Águas Lindas, em Goiás. As ordens foram autorizadas pela Justiça Eleitoral do Piauí, que também determinou o afastamento temporário de uma agente política e de uma servidora pública.

Segundo a Polícia Federal, as medidas buscam evitar o uso da estrutura pública para atrapalhar as investigações, como ocultar provas ou pressionar testemunhas. A decisão também pretende impedir a continuidade dos crimes e preservar o funcionamento regular do processo democrático.
As investigações começaram em novembro de 2025, após o compartilhamento de dados de uma apuração anterior. A PF identificou indícios de ligação entre integrantes de uma facção criminosa e o financiamento de campanhas eleitorais. Os suspeitos podem responder por crimes como organização criminosa, compra de votos, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro. O material apreendido ainda será analisado, e novas ações não estão descartadas.

Dê sua opinião: