A estudante piauiense Júlia Soares Barros, de 15 anos, conquistou a medalha de prata na 5ª Olimpíada Pan-Americana de Matemática para Garotas (PAGMO 2025), realizada entre 26 de outubro e 1º de novembro, em Fortaleza (CE). Esta foi a primeira vez que o Brasil sediou a competição, que reuniu jovens talentos das Américas. Júlia foi a única representante do Piauí na equipe nacional, formada também por estudantes do Ceará e de Minas Gerais.
O Brasil encerrou sua participação com quatro medalhas de prata, resultado considerado histórico para o país. Aluna do 9º ano do Instituto Dom Barreto, em Teresina, Júlia já havia se destacado em competições anteriores, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e o Torneio Meninas na Matemática (TM²), o que garantiu sua vaga no processo seletivo da PAGMO.

Em entrevista, a mãe da estudante, a defensora pública Ângela Martins Barros, contou que o bom desempenho é fruto de disciplina e dedicação. “Ela sempre gostou de números e demonstrou muita responsabilidade com os estudos. Esse resultado mostra que todo o esforço valeu a pena”, afirmou. Júlia também participou, em janeiro, da Semana Olímpica em Salvador, onde teve aulas preparatórias e treinamentos intensivos.
Em nota, o Instituto Dom Barreto celebrou o resultado e destacou o orgulho da comunidade escolar com o desempenho da aluna. “Com apenas 15 anos, Júlia foi a única piauiense entre as integrantes da delegação nacional. Sua conquista inspira novas gerações de estudantes a acreditarem no poder da educação, da ciência e do conhecimento”, diz o comunicado.

Dê sua opinião: