Domingo, 07 de dezembro de 2025, 19:42
ATUALIZAÇÃO

Pix ganha rastreamento ampliado e facilita devolução após fraudes

Atualização do Banco Central amplia rastreamento do dinheiro e aumenta as chances de devolução em casos de fraude no Pix.

O Banco Central colocou em vigor uma atualização do Mecanismo Especial de Devolução (MED), sistema que permite recuperar valores em casos de fraude no Pix. A mudança amplia o rastreamento de transferências suspeitas e aumenta a chance de devolução ao usuário lesado, mesmo quando os golpistas utilizam várias contas para ocultar o dinheiro.

Antes da mudança, os valores só podiam ser recuperados quando ainda estavam na primeira conta usada no golpe. Agora, o sistema acompanha as transferências subsequentes e compartilha informações entre as instituições envolvidas. Segundo o Banco Central, a devolução poderá ocorrer em até 11 dias após a contestação feita pelo cliente.

  

Banco Central anuncia novas medidas de segurança para o Pix. Reprodução/ Internet
   

O novo funcionamento ainda é opcional para bancos e instituições de pagamento, mas se tornará obrigatório a partir de 2 de fevereiro de 2026. A expectativa é que a medida fortaleça a proteção aos usuários, já que o Pix segue como o meio de pagamento mais utilizado no país.

Criado em 2021, o MED só pode ser acionado em casos comprovados de fraude ou erro operacional da instituição. O mecanismo não se aplica a disputas comerciais, conflitos entre pessoas de boa-fé ou envios equivocados provocados pelo próprio usuário, como digitación errada de uma chave Pix.

Leia Também

Dê sua opinião: