Sexta, 01 de agosto de 2025, 16:33
DESEMPREGO

Desemprego no Brasil cai para 5,8% e atinge menor nível da série histórica, diz IBGE

Número de pessoas ocupadas cresce e mercado de trabalho registra recorde de trabalhadores com carteira assinada no setor privado.

A taxa de desocupação no Brasil recuou para 5,8% no trimestre encerrado em junho de 2025, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (31) pelo IBGE. Este é o menor índice já registrado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) desde o início da série histórica, em 2012. O resultado representa queda de 1,2 ponto percentual em relação ao trimestre anterior e de 1,1 ponto em comparação com o mesmo período de 2024.

O desempenho é reflexo do aumento da população ocupada, que impulsionou recordes no mercado de trabalho. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado chegou a 39 milhões. A taxa de participação na força de trabalho ficou em 62,4%, e o nível de ocupação atingiu 58,8%, repetindo o recorde anterior de novembro de 2024.

  
Desemprego cai 5,8% no Brasi. Reprodução/ Internet
 
 

O número de desalentados — pessoas que desistiram de procurar emprego — também caiu. A redução foi de 13,7% em relação ao trimestre anterior e de 14% na comparação com o mesmo período de 2024. Segundo a coordenadora do IBGE Adriana Beringuy, a alta na ocupação foi fundamental para os resultados. “O crescimento acentuado da população ocupada no trimestre influenciou vários recordes da série histórica”, afirmou.

A taxa de subutilização da força de trabalho, que inclui desempregados, subocupados por poucas horas e pessoas que gostariam de trabalhar, caiu para 14,4%. O IBGE também atualizou a série histórica da pesquisa, com base nas projeções populacionais revisadas após o Censo de 2022.

Leia Também

Dê sua opinião: