Quinta, 31 de julho de 2025, 04:23

Lucas Sousa

ARTICULAÇÃO

Com veto de Lula, Wellington Dias tenta reverter perdas do Piauí no STF

Por Lucas Sousa.

O senador licenciado, ministro do Desenvolvimento Social e principal liderança política do Piauí, Wellington Dias (PT), confirmou que está em diálogo com o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e outras instâncias após o presidente Lula vetar o projeto de lei que aumentava de 513 para 531 o número de deputados federais.

  

Wellington Dias e Lula. 

   

O veto atinge diretamente o Piauí, que deixará de ter 10 deputados federais e passará a ter apenas 8. A repercussão também se estende à Assembleia Legislativa do Estado, que deve sofrer uma redução proporcional de 30 para 24 cadeiras. Na prática, o estado perde 20% de sua representatividade.

Questionado pela coluna sobre o impacto da decisão presidencial, Wellington evitou criticar Lula, mas reconheceu a tensão política evidenciada no Congresso:

“Acho que pesou a tensão com o Congresso. Mas estamos dialogando com Congresso, STF e outros atores. O veto mantém o número de vagas da última eleição. Agora é ver os passos seguintes”, disse.

A articulação ocorre em meio ao descontentamento da bancada federal piauiense, inclusive dentro do próprio PT. Os deputados Merlong Solano e Flávio Nogueira afirmaram que vão atuar ativamente no Congresso para tentar derrubar o veto presidencial. Nos bastidores, o movimento já conta com adesão de parlamentares de outras regiões do Nordeste, que também seriam prejudicadas com a redistribuição determinada pelo Censo 2022, caso o número total de deputados não seja ampliado.

Leia Também

Dê sua opinião: