Domingo, 07 de dezembro de 2025, 22:35
VACINA CONTRA DENGUE

Anvisa autoriza vacina do Butantan e país terá imunização de dose única contra dengue

Imunizante de dose única será incorporado ao PNI e já tem mais de 1 milhão de doses prontas.

A Anvisa aprovou a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan para uso em pessoas de 12 a 59 anos. O imunizante, chamado Butantan-DV, é o primeiro do mundo aplicado em dose única e deverá ser incorporado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O Ministério da Saúde ainda vai definir a data de início da aplicação.

A produção já está em andamento no parque industrial do Butantan, que dispõe de mais de um milhão de doses prontas para distribuição. O instituto também firmou parceria com a empresa chinesa WuXi, que permitirá ampliar a fabricação e alcançar cerca de 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.

  

Vacinação contra a dengue Reprodução
   

A decisão da Anvisa se baseou no estudo clínico de fase 3, acompanhado por cinco anos. Nos voluntários entre 12 e 59 anos, a vacina demonstrou 74,7% de eficácia geral, 91,6% contra casos graves e sinais de alarme e 100% na prevenção de hospitalizações. Os testes envolveram mais de 16 mil participantes em 14 estados, com resultados positivos em pessoas com ou sem infecção prévia pelo vírus.

A expectativa agora é expandir a cobertura para outras faixas etárias. A agência já autorizou estudos com idosos de 60 a 79 anos, e novos dados serão analisados para possível inclusão de crianças de 2 a 11 anos. Pesquisas anteriores indicam que a aplicação em dose única pode melhorar a adesão e facilitar a logística das campanhas.

Leia Também

Dê sua opinião: