O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, confirmou a substituição da empresa Ibero Lusitana, responsável pela coleta de lixo nas zonas Sul e Sudeste da capital. A decisão ocorre após sucessivas falhas na execução do serviço e descumprimento de cláusulas contratuais, segundo a gestão municipal.

Em entrevista, o prefeito afirmou que a empresa contratada por meio de uma licitação simplificada não conseguiu cumprir as obrigações previstas.
“A crítica cabe, a gente reconhece, principalmente na região Sul e Sudeste, porque a empresa que foi selecionada na licitação simplificada não cumpriu o acordo, o contrato. Ela foi multada e foi substituída. Nós tiramos essa empresa que limpava a zona Sul, região Sul e Sudeste de Teresina”, declarou Silvio Mendes.
O gestor disse ainda que, apesar de melhorias em parte da cidade, a situação nessas duas regiões continuava insatisfatória.
“Todo dia tem um leão para a gente lutar. Então o senhor segue insatisfeito com a limpeza? Continua. Tem uma parte que está boa, melhorou muito. Agora, a cidade melhorou muito, claro que melhorou. Vai estar do jeito que a gente quer?”, completou.
O anúncio acontece após medidas da ETURB (Entidade Teresinense de Desenvolvimento Urbano), que havia convocado uma reunião emergencial com representantes da Ibero Lusitana no dia 6 de novembro, para tratar dos problemas recorrentes na coleta domiciliar nas zonas Sul e Sudeste.
A autarquia informou que a empresa já vinha sendo alvo de punições administrativas, conforme previsto em contrato, devido às irregularidades registradas. Com a substituição confirmada, a prefeitura deve anunciar nos próximos dias a nova empresa responsável pela limpeza urbana nas áreas afetadas.

Dê sua opinião: