Moradores de uma ocupação às margens da Avenida Poty Velho, no bairro Parque Brasil, zona Norte de Teresina, receberam nesta quinta-feira (30) uma segunda notificação de reintegração de posse. Cerca de 300 famílias vivem no local, que, segundo elas, está desocupado há mais de 40 anos, sem comprovação de propriedade.
Francisco Laudo, integrante da ocupação, afirmou que os moradores retornam ao terreno após a notificação por não terem acesso a documentos que comprovem a titularidade. Ele destacou que, embora alguns busquem lucro com a venda do espaço, a maioria precisa do local para morar. “Se tem um dono, por que ele não aparece?”, questionou.

Durante a notificação, a polícia teria usado spray de pimenta, atingindo inclusive uma criança. Após o episódio, os ocupantes realizaram uma manifestação na avenida. Por outro lado, o coordenador de Mediação de Conflitos da Polícia Militar, Coronel Jamson Lima, afirmou que a ação foi pacífica e acompanhada de registro em imagens e vídeos, e que a notificação não se configurou como reintegração.
A área continua sob forte influência de facções criminosas, segundo a Polícia Militar. Relatos de moradores indicam que o terreno já foi usado para desova de corpos e desmanche de motos. O coronel Lima reforçou que a presença de faccionados aumenta os riscos na região e monitora qualquer ocupação do local.

Dê sua opinião: