Quinta, 31 de julho de 2025, 01:40

Xadrez na Política

COLUNA

UM RELEASE POLÍTICO

Por Arnaldo Eugênio, doutor em Antropologia.

Tomando por base o resultado das eleições proporcionais de 2022, o aumento exponencial, em votos válidos, mostra que o deputado Georgiano Neto não é um raio fenomenológico na política do Piauí. Mas, um estrategista limado pela ancestralidade e exímio executor em direção a metas de médio e longo prazo – com pragmatismo e organização à ascensão política contínua.

Porém, só a ancestralidade política não molda um político da magnitude de Georgiano Neto, com uma habilidade ímpar em enxergar oportunidades, planejar e executar estratégias sob seu comando. Aplicando e explorando com eficácia os recursos de que dispõe, desenvolvendo, cultivando e influenciando alianças e redes interpessoais para conquistar vitórias.

Assim, como um político visionário, logo aos 18 anos, assumiu a presidência do Partido Social Democrático (PSD) Jovem do Piauí e, aos 19 anos, no início de 2013, virou secretário de Governo da Prefeitura de Teresina. Logo, em 2014, Georgiano foi eleito a deputado estadual com 37.204 votos, surgindo um político diferenciado: o parlamentar estadual mais jovem eleito pelo Piauí (com 20 anos) e o deputado mais jovem do Brasil eleito naquele ano.

Dessa forma, e focado na ascensão política contínua, em 2018, Georgiano foi reeleito deputado estadual com 79.723 votos – isto é, conquistou mais 42.519 votos – sendo a maior votação da história na política do Piauí. Mas, em 2022, ele se consagrou, registrando o seu nome no panteão da história política do Piauí, com 109.025 votos – somou mais 29.302 votos.

 Com essa monumental votação se tornou o primeiro deputado estadual eleito, no Piauí, a superar os cem mil votos, destacando-se, também, com os seus 5,53% dos votos válidos, como sendo, proporcionalmente, o deputado estadual mais votado do Nordeste e o terceiro mais votado do Brasil. Mostrando-se como uma referência de energia focada na política.

Outro fato político a considerar é que, em números de votos válidos em 2022 – o voto dado ao candidato ou ao partido (voto de legenda) –, o deputado Georgiano Neto (MDB), além de carisma e expressiva atuação no Estado, mostra a prodigalidade sobre os demais pares na ALEPI, consolidando-o em referência na política estadual e ícone no parlamento.

Tanto que se estivesse no PSD, se elegeria e ainda traria outro do partido. E mais, se quaisquer um dos 29 deputados eleitos tivessem que disputar uma só vaga na ALEPI, nenhum venceria Georgiano Neto, em votos válidos das eleições de 2022. Esse talento político não é só reflexo da ancestralidade política e de recursos, mas, principalmente de uma mentalidade aplicada em resultados pré-estabelecidos.

Pois, o impulso político que move o carisma do deputado Georgiano Neto vem acompanhado de uma energia focada, que favorece a perseverança, a tenacidade e o comprometimento em ações estratégicas realizados com meticulosidade, sempre com a visão na ascensão política contínua, através de atos e parcerias consistentes.

Com isso, para não sucumbir à procrastinação da zona de conforto, ao término de uma eleição se avalia erros e acertos, já pensando na próxima disputa – isso é uma prática de político profissional. Assim, os planos políticos de Georgiano Neto, filiado ao MDB, mas líder do PSD, são construídos, alinhados e revisados por profissionais, para que os compromissos sejam postos em ordem com as bases e as novas alianças, que passam a constituir redes interpessoais para conquistar novas vitórias.

Por isso, não é por mero acaso que Georgiano Neto tem se destacado, cada vez mais, se notabilizado pela perspicácia em firmar vínculos políticos e habilidade de fazer escolhas estratégicas, que traga-lhe mais votos. Algo raríssimo na maioria dos seus concorrentes. Portanto, pode-se dizer que, na política do Piauí, estamos diante de um idealista que sabe usar, com sapiência, o arquétipo de “mago político”.

Leia Também

Dê sua opinião: